Pular para o conteúdo principal

Coragem!

Coragem!

Texto Base: "Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar.


Conforme o dicionário, coragem significa : bravura; senso de moral intenso diante dos riscos ou do perigo. Confiança; força espiritual para ultrapassar uma circunstância difícil. Determinação; cuidado e perseverança no desenvolvimento de algo. Expressão usada para dar força, ânimo: coragem, vamos adiante!

Ter coragem não significa não ter medo. Significa agir apesar do medo. O medo é importante para nos impedir de cometer loucuras. Mas a coragem é indispensável para descobrirmos o novo. Josué, apesar de ter estado com Moisés por tantos anos e visto tudo o que Deus operou, teve medo. Medo de assumir a responsabilidade por todo o povo em uma tarefa nova – a liderança. Em qualquer outra situação poderíamos falar que o medo de Josué seria justificável – o impediria de assumir tal responsabilidade, inclusive porque eles ainda lutariam muitas batalhas e provavelmente alguém morreria. Ter tantas vidas nas mãos assustaria qualquer um! Ele poderia ter recusado a liderança pelo temor que sentiu com toda a responsabilidade que o cargo exigiria.

Josué, porém, recebeu uma ordem direta do Senhor – conduza o povo! Mas, junto com a ordem veio o ânimo: seja corajoso!

Muitas vezes temos medo de fazer algo, mesmo dentro da igreja. Temos medo de assumir um cargo, temos medo de evangelizar, de falar de Jesus, de ir à campo, de dançar fora do templo... O medo cerca nossas vidas cristãs. Como dito antes, ele é importante sim, pois o medo nos molda quanto à possíveis loucuras. O medo nos ensina alguns limites essenciais para permanecermos vivos. Não vamos, por exemplo, pular de cabeça em uma piscina em que nunca estivemos antes. Não vamos sair correndo à 100, 120 km/h.  Uma mulher não vai evangelizar sozinha de madrugada. Não é prudente. Somente não podemos confundir esse medo, prudente, com o outro medo, covardia.

Deus a todo momento nos encoraja, como fez com Josué. Ele nos conforta sempre. Um ótimo exemplo é Jesus. Ele teve medo. A Bíblia nos mostra isso, no Getsêmani, quando Jesus pediu a Deus que passasse dEle o cálice (que não fosse Ele o sacrifício); mas logo obedeceu pedindo “seja conforme a Tua vontade”, e o Espírito Santo o confortou, o encorajou a cumprir Sua missão.

A Bíblia nos mostra diversos exemplos de coragem, além de Josué e de Jesus. Temos Daniel, que sob pena de morte (ser jogado na cova dos leões) permaneceu fiel em seu propósito; José, que foi vendido, traído, mas permaneceu fiel; Abraão, que foi chamado a ir para um lugar totalmente desconhecido, mas permaneceu fiel. Isaías, Jeremias, Jacó, Raabe, Davi, Abigail, Esdras... A coragem está intimamente ligada à fidelidade. Nosso ânimo vem do Senhor, a cada vez que ele nos anima, nos encoraja, nós nos aproximamos mais dEle.

Além dos exemplos de coragem, temos também na Palavra vários exemplos de covardia: Adão, Caim, Pedro, Judas, Rebeca, Davi, Moisés, Jonas, Acabe, as filhas de Ló... A covardia geralmente afasta o homem de Deus.

Coragem e covardia são traços de personalidade, mas também são atitudes isoladas. Davi era corajoso, de caráter, mas teve atitudes covardes em relação a Bete-Seba e Urias, e no caso de Tamar. Pedro era corajoso de cárater mas foi covarde ao negar conhecer Jesus.

A questão principal é que precisamos ser corajosos em nosso caráter. Talvez alguma circunstância na vida nos leve a tomar uma atitude covarde. Se for o caso, é preciso reconhecimento e arrependimento, para seguirmos em frente com Jesus.

Precisamos ser cristãos corajosos! O mundo em que vivemos hoje nos desafia a nos acovardarmos diante de ‘causas sociais’, comportamentos e experiências que Deus definitivamente não aprova.

          Para sermos corajosos, precisamos ser convictos, certos de quem servimos, e de porquê o servimos. Precisamos defender nossa causa – não entrar em uma luta ou em uma discussão (nosso inimigo não é o homem, não lutamos contra a carne) – mas testemunharmos do Deus a quem servimos e sermos exemplo para os outros. Precisamos ter coragem e trabalhar em prol de um mundo melhor, agindo em favor dos outros e não de nós mesmo, seguindo o exemplo de Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Por Que Ler a Bíblia Sempre?

Texto Base: Como são felizes os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do Senhor! Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos e de todo o coração o buscam! Não praticam o mal e andam nos caminhos do Senhor. Tu mesmo ordenaste os teus preceitos para que sejam fielmente obedecidos. Quem dera fossem firmados os meus caminhos na obediência aos teus decretos. Então não ficaria decepcionado ao considerar todos os teus mandamentos. Eu te louvarei de coração sincero quando aprender as tuas justas ordenanças. Obedecerei aos teus decretos; nunca me abandones. Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti. Bendito sejas, Senhor! Ensina-me os teus decretos. Com os lábios repito todas as leis que promulgaste. Regozijo-me em seguir os teus testemunhos como o que se regozija com grandes riqueza

Escola Bíblica

Nesta seção, você encontra mensagens voltadas para as escolas bíblicas, com abordagem diferenciada, para estudos em grupos ou classes. Todas escritas à luz da Bíblia.